segunda-feira, 8 de junho de 2009

ANDY HARGREAVES:O ENSINO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO


Capítulo1- A PROFISSÃO PARADOXAL

Neste capítulo, o autor destaca a paradoxal profissão docente, que é simultaneamente incumbida de capacitar os indivíduos para a sociedade do conhecimento, em todas as suas exigências ao mesmo tempo em que deve educá-los eticamente, tornando-os conscientes dos problemas sociais decorrentes da sociedade do conhecimento, buscando promover a igualdade, a comunicação e preveni-los contra o consumismo exacerbado capitalista.

A sociedade do conhecimento tem seu lado perverso, na medida em que padroniza o exercício docente e tira do professor sua autonomia intelectual. O paradoxo também se manifesta na visão em relação ao docente quando o considera sujeito importante para o desenvolvimento social, mas ao mesmo tempo o desvaloriza, mantendo-o preso em meio a interesses conflitantes e as ações inerentes ao seu ofício cotidiano. A imagem ilustra a situação do professor em meio aos interesses e expectativas que o circundam.















Catalisadores: Ser um defensor da sociedade do conhecimento e de seus benefícios;
Contrapontos: buscar meios de lidar contra os aspectos negativos dessa sociedade; Baixas: Realizar seu trabalho através de “soluções padronizadas” de baixo custo.

Obs: O capítulo 2 tem mais 4 outros subtítulos.
Hargreves, Andy. O ensino da sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança/ Andy Hargreaves; trad. Roberto Cataldo Costa. - Porto Alegre: Artmed, 2004