domingo, 26 de setembro de 2010

Contando um conto

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Projeto Contos


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Ana Maria Gonçalves Machado
Dalva Josefina Pechoto Samartino
Deborah Adriana Tonini Martini Cesar
Maria José da Silva Palmeira

Eliane Aparecida Marcatto da Silva





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Os contos são normalmente muito atraentes para crianças de todas as idades e o trabalho com esse gênero possibilita o desenvolvimento de várias habilidades e conteúdos, promovendo o interesse pela leitura, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e a linguagem.



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  • Ampliar o universo das histórias infantis.
  • Conhecer diversos personagens e seus sons característicos.
  • Identificar e comparar características pessoais relacionadas aos personagens.
  • Identificar os animais das histórias através de seus sons.
  • Conhecer músicas relacionadas às histórias.
  • Identificar os sons da natureza através das histórias ouvidas.
  • Conhecer diversos tipos de histórias contos de fadas, fábulas, contos...
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário.
  • Desenvolver a oralidade e o hábito de ouvir com atenção.
  • Vivenciar diferentes papéis.
  • Desenvolver a expressão verbal e corporal.
  • Desenvolver a imaginação e o raciocínio.
  • Reinventar histórias.
  • Reconhecer a importância da leitura.
  • Através dos contos de fadas expressar sentimentos.
  • Reconhecer normas de cooperação e respeito.
  • Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicações, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
  • Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.


OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:


  • Participar de rodas de conversa.
  • Trabalhar com texto coletivo.
  • Listar personagens e animais das histórias.
  • Confeccionar máscaras dos personagens.
  • Confeccionar cartazes e painéis coletivos.
  • Dramatizar histórias contadas.
  • Representar as histórias através de desenhos.
  • Contar histórias de livros infantis – pseudoleitura.
  • Participar de rodadas de bingos.
  • Confeccionar fantoches.
  • Confeccionar personagens utilizando massinha e/ou sucata.
  • Reproduzir histórias oralmente.
  • Criar histórias a partir de seqüência de cenas.
  • Trabalhar com músicas.
  • Identificar história, personagens e local.
  • Realizar pesquisas junto aos pais sobre o assunto.
  • Realizar culinária.
  • Participar das histórias contadas pelas mães – projeto da escola.

OBJETIVOS ATITUDINAIS:


  • Sensibilizar-se e apreciar histórias.
  • Demonstrar sentimentos.
  • Dar-se conta da importância da leitura.
  • Desenvolver o amor aos livros e o desejo de ler.
  • Desenvolver a escuta e discriminar sons.
  • Promover a auto-estima.
  • Respeitar a diversidade desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e amizade.
  • Valorizar a participação.

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Ensino Fundamental I




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  • As crianças com domínio dos mecanismos de leitura e escrita, no processo de Alfabetização, buscamos realizar o trabalho , julgando ser a sua aplicação focada na construção de conhecimentos onde o professor procura discutir drante o curso algumas questões:
  • O problema da alfabetização nas classes populares.
  • O professor como interventor da aprendizagem, na formação de leitores e escritoresA construção do conhecimento.
  • O uso de textos do gênero Contos de Fada, para atingir a produção de outros textos coesos e
  • coerentes.
  • Materiais alternativos para um trabalho engajado com o projeto do curso.
  • Sugestões de atividades aliando teoria à prática.
  • a aquisição e o domínio da leitura e escrita.


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1) Recontando contos com uso de fantoches


Tempo:
2 aulas

Habilidades:

  • Desenvolver a oralidade e o hábito de ouvir com atenção.
  • Vivenciar diferentes papéis.
  • Desenvolver a expressão verbal e corporal
  • Sensibilizar-se e apreciar histórias.

Desenvolvimento
Primeiro o professor conta o conto Chapeuzinho Vermelho para os alunos utilizando o fantoche da Chapeuzinho 3 em 1. Em seguida, os alunos são chamados para recontar a história com suas palavras, manipulando o fantoche.(Ana maria, contribui com essa parte onde estaríamos trabalhando com a literatura em cordel e também o computador-TIC), poderíamos também estarmos colocando a música da Xuxa: Era uma vez.
Segundo os alunos acessam o blogs.estadao.com.br/estadinho; para a leitura conjunta com o professor da Poesia em corda - Cordel da Chapeú (Literatura em cordel-Page26).

2) A Intertextualidade

Tempo: 5 aulas

Habilidades:

  • Sensibilizar-se e apreciar histórias.
  • Dar-se conta da importância da leitura.
  • Desenvolver o amor aos livros e o desejo de ler.
  • Ampliar o universo das histórias infantis.
  • Conhecer e reconhecer o conceito de intertextualidade

Desenvolvimento:


Nesta atividade, o professor deverá ler junto com seus alunos os seguintes contos: Chapeuzinho Vermelho, Maria de Oliveira e o Barba Azul. Antes da leitura de todos os contos, o professor deverá solicitar aos alunos que façam antecipações com base no título, ou mesmo expor seu conhecimento prévio sobre os contos. Se algum aluno já conhecer o conto e desejar contá-lo para classe será uma oportunidade para se confrontar diferentes versões e até mesmo para observar se há diferenças entre a versão que os alunos conhecem e a versão escrita.

Durante a leitura, o professor deverá interromper algumas vezes a leitura, no caso do conto ser totalmente desconhecido das crianças para que as mesmas possam fazer antecipações e inferências levando em conta a trajetória do próprio conto. Todas as antecipações devem ser valorizadas, mesmo que não venham se confirmar na conclusão da leitura, uma vez que o professor pode oferecer aos alunos uma oportunidade de pensar como se desenrolaria a história se ela tivesse tomado o rumo de uma inferência não confirmada. A história teria o mesmo final? Como seria o final?

No decorrer da leitura, não somente é possível, como é provável que os alunos comecem a perceber pontos em comum entre os contos lidos. Quando um aluno fizer esse tipo de observação, o professor deve valorizá-la e dizer que todos guardem bem essa ideia porque na atividade que vão desenvolver vão precisar ficar bastante atentos a essas semelhanças. Esse pode ser o momento oportuno para explicar o conceito de intertextualidade, mostrando que ela existe justamente quando há essa ligação, essa conversa entre os textos.

Ao final da leitura dos três contos, o professor deverá entregar uma tabela de dupla entrada para ser preenchida junto com os alunos, levando em conta os pontos comuns entre as leituras. O preenchimento deverá ser feito através das observações dos alunos, como na tabela abaixo.


Semelhanças encontradas
Chapeuzinho vermelho
O Barba Azul
Maria de Oliveira
Início " Era uma vez"
x
x
x
Animais que são mortos para
comprovar a morte de uma pessoa

x

x
Chaves para incriminar

x
x
presença dos números mágicos
x
x
x














3) Os contos e as relações interpessoais

Tempo: 2 aulas

Habilidades:

  • Através dos contos de fadas expressar sentimentos
  • Estabelecer ligação entre fatos pertinentes ao universo da ficção e a realidade
  • Participar de rodas de conversa

Desenvolvimento:

Esta etapa está associada com as leituras realizadas na atividade anterior. Os alunos deverão nesse momento trabalhar roda de conversas para discutir os seguintes assuntos:
Há alguma ligação entre os contos lidos e alguns fatos que acontecem na realidade?
Nos três contos lidos há algum tipo de violência e as personagens que são vítimas dessa violência são mulheres. Nesta atividade é possível ao professor debater com os alunos a questão da violência contra a mulher. Peça a eles que contem histórias em que a mulher é vítima da violência. É um momento em que se podem trabalhar valores como o direito à igualdade e o respeito. Dependendo da maturidade da turma é possível estabelecer ligações com a Declaração dos Direitos Humanos. Refletir sobre o problema, pensando juntos em maneiras de se evitar esse tipo de violência é uma maneira de proporcionar uma visão de cidadania adequada aos alunos, trabalhando valores e ensinando-os a pensar eticamente.




4) Estudo de diferentes versões de um mesmo conto

Habilidades:

  • Ampliar o universo das histórias infantis.
  • Intertextualidade
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário.
  • Desenvolver a oralidade e o hábito de ouvir com atenção

Etapa 1
Leitura da primeira versão da história Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm
Logo ao iniciar a seqüência, o professor comunica às crianças qual será o procedimento a ser seguido por ele e por seus ouvintes, de forma a assegurar que a narrativa seja compreendida e apreciada. Ele informa que lerá outras versões da mesma história, compartilhando com a turma como será realizado o trabalho.

A primeira etapa da seqüência consiste na leitura pelo professor da primeira versão da obra
escolhida. É importante, nesse momento, considerar as orientações anteriores, em relação ao preparo prévio da leitura e das intervenções a serem realizadas durante a atividade.
A história é curta e pode ser lida de uma única vez. Se houver mais de um exemplar do livro na escola, ele pode ser disponibilizado na sala de aula para que as crianças os manuseiem, apreciem as ilustrações e leiam no próprio texto, mesmo sem saber ler convencionalmente.

Após a leitura, quando o professor estiver certo de que as crianças já comentaram a respeito de tudo o que gostariam, ele coordena uma atividade para propor a análise de recursos lingüísticos que tornam a obra singular e atraente para o leitor. Pode, inclusive, realizar um registro das conclusões do grupo acerca de suas principais características o que será útil nas etapas seguintes da seqüência.

Um recurso que pode ser destacado da primeira versão lida são as descrições das personagens e cenários. Caso tais características não tenham sido notadas pelas crianças, o professor pode chamar a atenção para elas, relendo algumas descrições e conversando sobre a linguagem literária e os efeitos que ela produz no leitor.

  • Como o autor descreve o lobo no início da história, como ela estava? (faminto)
  • Quais foram os recursos utilizados pelo autor para descrever a floresta?
  • O que o lobo diz à Chapeuzinho quando eles se encontram pela primeira vez?
  • O que o lobo usou para fingir ser a avó da menina?
  • Como o autor descreve a localização da casa da avó?
  • O que fez Chapeuzinho perceber que a avó estava com um aspecto muito esquisito?

Etapa 2
Leitura da segunda versão da história Charles Perrault
As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a
verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Nem sempre isso ocorre na vida real, mas, na literatura destes autores, quem merece sempre ganha um final feliz. Já nesta versão de Charles Perrault, o desfecho da história é um pouco diferente. Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó.

Na segunda etapa da seqüência o professor realiza a leitura desta versão. Assim como na primeira etapa, as orientações para o seu encaminhamento são as descritas anteriormente no item "A leitura pelo professor".

Quando a leitura estiver concluída, o professor propõe a comparação entre as duas versões, retomando as características destacadas na análise registrada anteriormente. Nesse momento, o professor pode também registrar as conclusões das crianças a respeito das características das duas versões, relendo trechos e chamando a atenção para as semelhanças e diferenças na trama e no texto.

  • O que acontece no primeiro encontro entre a menina e o lobo numa versão e em outra? Como é o diálogo entre eles em cada uma das versões?
  • Vamos comparar as diferentes descrições sobre a localização da casa da vovó?
  • Vamos ver como os autores descreveram a Chapeuzinho em cada uma das versões?
  • Quais são os diferentes acontecimentos que chamam a atenção e distraem Chapeuzinho Vermelho a caminho da casa de sua avó?
  • As recomendações da mãe no início da história são diferentes nas duas versões?
  • Que fim levou o lobo nas duas versões?

Etapa 3
Leitura da terceira versão da história
Nesta última etapa da seqüência o professor encaminha a leitura de uma terceira versão do conto. Assim que o grupo se familiarizar com a nova versão, deve ser incentivado a conversar sobre ela. É quase certo que estabelecerão, espontaneamente, relações comparativas com as duas outras versões já trabalhadas, identificando semelhanças e diferenças. Mesmo assim, o professor pode focar suas observações em outros aspectos, voltando, com as crianças, aos registros feitos anteriormente.

Nesta terceira versão, do ponto de vista do conteúdo da história, ao invés de comer a avó o lobo a tranca dentro do armário e também não chega a comer Chapeuzinho, que pede ajuda e é socorrida pelos caçadores da floresta. Além desta diferença evidente na trama, o professor poderá continuar discutindo aspectos formais do texto, ao propor um levantamento dos fatos que se conservaram nas três versões e das diferenças no texto escrito, destacando o estilo de cada autor/tradutor/adaptação.

Exemplos de questões que podem disparar essa análise:

  • A mamãe pede para Chapeuzinho Vermelho levar comida à vovó. O que diz a mãe agora, nesta terceira versão?
  • Chapeuzinho Vermelho se encontra com o lobo no bosque. Como cada autor relata o diálogo entre eles?
  • Chapeuzinho caminha pela floresta - como este cenário é descrito, o que há em cada um dos textos?
  • O lobo engana Chapeuzinho Vermelho e chega antes dela à casa da vovó. O que diz a ela para enganá-la nessa versão?
  • Quando chega, Chapeuzinho Vermelho faz perguntas ao lobo, que está deitado na cama da
  • vovó. Há diferenças nas perguntas e respostas deste diálogo em comparação com as outras
  • versões?
  • O que acontece na história assim que o lobo chega na casa da vovó? Quais as principais
  • diferenças?
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A avaliação será realizada de acordo com o envolvimento e participação dos alunos nas etapas propostas, bem como, os pequenos avanços, como forma de replanejarmos e repensarmos nossas ações educativas.

O professor pode acompanhar a ampliação das aprendizagens das crianças nesta seqüência, nas demais situações de leitura e produção de texto propostas em sua rotina. É importante que elas continuem refletindo sobre os aspectos característicos da linguagem dos contos clássicos, comparem essa linguagem com a de outros gêneros, utilizem esse conhecimento em suas próprias produções textuais etc.


BIBLIOGRAFIA
Chapeuzinho Vermelho e Outras Histórias
, Irmãos Grimm, Ed.Paulinas, edição esgotada versão1
Os Contos de Grimm , Jakob Grimm, 288 págs., Ed. Paulus, tel. (11) 3789-4000 , 58 reais
opção para Versão 1
Chapeuzinho Vermelho e Outros Contos por Imagem , Rui Oliveira, 72 págs., Ed. Cia. das
Letrinhas, tel. (11) 3705-3500 , 32 reais Versão 2
Chapeuzinho Vermelho (Coleção Grandes Clássicos), 24 págs., Ed. Girassol, edição esgotada
Versão 3