terça-feira, 29 de junho de 2010


logo_mídias.png

Módulo Intermediário
Deborah Adriana Tonini Martini Cesar




Projeto Machado de Assis em Videoclips
Literatura



external image machado-de-assis2.jpg






Os objetivos do projeto são, em linhas gerais:

  • Conhecer um pouco da biografia de Machado de Assis;
  • Ler contos ou romances do autor;
  • Produzir storyboards a partir da leitura das obras.
  • Produzir pequenos vídeos a partir dos Storyboards elaborados.


Conteúdos:

  • Fases da literatura machadiana;
  • Concepções de liberdade;
  • Visão crítica sobre o progresso nacional brasileiro;
  • Contos e romances de Machado;
  • O que é um storyboard?
  • Como produzir um storyboard de obra do autor usando o software Celtx.


Público-alvo:
Alunos do Ensino Médio



Duração do Projeto:
20 aulas.



Metodologia



A atividade se um levantamento de conhecimentos e conceitos sobre os seguintes assuntos:

  • O que significa liberdade?
  • O que era lei do ventre livre?
  • o brasileiro é um povo livre?
  • É possível a ascensão social no Brasil ? De que maneira?
  • Conformar-se com a situação de um país é uma atitude positiva ou negativa? Por que?
  • O que vocês já conhecem sobre Machado de Assis, vida e obra?
  • O que é um roteiro de filme?
Depois de se discutir sobre esses assuntos, os alunos devem assistir as três partes do vídeo que se completam.

Após o vídeo:

Discutir os seguintes assuntos:

  • Quais as principais diferenças entre fases de Machado de Assis?
  • A mudança de perspectiva representaria mesmo uma mudança de opinião em relação ao que o autor considerava certo ou errado em relação à sociedade?
  • É possível dizer que a mudança do estilo de narrador, que na segunda fase passa representar a visão da elite escravagista brasileira é um sinal que ele aprovava esse modo de vida?

Após a discussão sobre o vídeo Machado de Assis: Um mestre na periferia, os alunos deverão assistir a uma pequena produção feita por estudantes baseada no conto A cartomante de Machado de Assis.

http://www.youtube.com/watch?v=6iJ2a4B-TKU

Em seguida, é feita uma sondagem de conhecimentos sobre como pode ser realizada uma produção de vídeo.
Solicita-se aos alunos uma pesquisa sobre como produzir um roteiro de produção de um filme.
Com os resultados das pesquisas, a sala elaborará um texto coletivo com a colaboração de um aluno que será o escriba da turma, ou mesmo através do uso de ferramenta colaborativa, como a wiki, no site http://wikispaces.com
Os alunos, separados em grupos, deverão ler a contos de Machado de Assis e elaborar um roteiro utilizando o software
Após a elaboração do roteiro, os grupos deverão realizar as filmagens e a edição dos filmes que serão publicados no YouTube a ficarão também disponíveis no blog da escola.




Produção
Os filmes que forem produzidos serão disponibilizados no blog da escola e em uma mostra na própria escola, com a participação de alunos de outras séries e de pais.



Avaliação
O professor e os alunos avaliarão o projeto em dois momentos:

  • Após a produção do roteiro
  • Após a conclusão do filme



Serão levados em conta os seguintes quesitos:

  • Criatividade
  • Conformidade com o enredo do conto
  • Elaboração de roteiro
  • Edição
  • Produto final



http://www.usp.br/nce/midiasnaeducacao/
http://www.mindmeister.com/54815129/machado-de-assis-videoclips
https://docs.google.com/fileview?id=0B2tnaFqggGqpNDNjMTkzZjUtOTUyYy00NWJhLThkYmEtODFkNTM1NTgxYWU0&hl=en&authkey=CJmciOQN

PROJETO DE LITERATURA EM MAPA MENTAL

O MindMeister é um programa que permite criar mapas mentais. Para explorá-lo, passe o mouse sobre os ícones cinza pequenos em cada tópico e novas informações serão mostradas. Abraços