quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PROPOSTA PARA PROFESSOR COORDENADOR

Não se pode dizer que um plano de trabalho para coordenador seja uma receita pronta, uma vez que a elaboração do projeto depende de um conhecimento mínimo da realidade da escola em que pretende atuar. É importante conhecer a clientela, o projeto político pedagógico, as potencialidades e fragilidades da escola, procurando propor soluções para os problemas identificados, lembrando que essas soluções podem e devem contar com a participação de todo o corpo docente.

Outro ponto importante é estar atento às diretrizes pedagógicas que embasam as propostas curriculares, o PPP e outros documentos que orientam as metas e ações da escola.

Conhecer os resultados das avaliações externas e internas pode ajudar o coordenador a traçar sua proposta de trabalho. O conhecimento das bases legais também é importante para fundamentar a proposta.

De um modo geral é possível seguir uma estrutura básica para o projeto, que pode ser melhorada, mas não ampliada ao exagero.

1- apresentação de um mini currículo do professor, contendo: experiência profissional, formação, cursos e outras informações que possam ser interessantes e relevantes para o exercício da função.
2- a justificativa, que é uma forma de expor o motivo de seu interesse em ocupar essa função e de que maneira, em linhas gerais, pretende conseguir sucesso em seu trabalho;
3- Nos objetivos, o projeto deve trazer quais as metas e ações que o coordenador pretende alcançar, juntamente com o corpo docente;
4- Nas ações, o candidato deverá descrever a maneira através da qual pretender realizar os objetivos expostos.

Há alguns temas que não podem faltar na proposta, que são aqueles inerentes à função do coordenador como a formação docente continuada, o acompanhamento de todo o processo de avaliação, utilizando os resultados para reorientar a trajetória do trabalho pedagógico; a articulação entre escola, família e sociedade; o desenvolvimento de um trabalho que valorize a diversidade,a inclusão, a cidadania, a consciência ecológica, o uso racional e crítico da tecnologia, etc.

A apresentação de um referencial teórico que embase o projeto pode ser interessante, pois mostra o interesse do coordenador em articular as teorias educacionais vigentes com a realidade escolar, buscando caminhos para alcançar uma educação de qualidade.

Mais informações : http://profcoordenadorpira.blogspot.com/2010/02/credenciamento-de-professor-coordenador.html



Proposta apresentada em 2008. Não está atualizada, pois há muitas outras ideias a serem acrescentadas com as novas bibliografias propostas pela SEE ou indicadas pela linha pedagógica adotada pela escola. AQUI

Um comentário:

rosimeire disse...

Muito bons você ter feito as postagens destes textos.
Obrigada, pretendo utilizar e passar a diante, ok?