
Módulo Intermediário
Deborah Adriana Tonini Martini Cesar
Projeto Machado de Assis em Videoclips
Literatura

Os objetivos do projeto são, em linhas gerais:
- Conhecer um pouco da biografia de Machado de Assis;
- Ler contos ou romances do autor;
- Produzir storyboards a partir da leitura das obras.
- Produzir pequenos vídeos a partir dos Storyboards elaborados.
Conteúdos:
- Fases da literatura machadiana;
- Concepções de liberdade;
- Visão crítica sobre o progresso nacional brasileiro;
- Contos e romances de Machado;
- O que é um storyboard?
- Como produzir um storyboard de obra do autor usando o software Celtx.
Público-alvo:
Alunos do Ensino Médio
Duração do Projeto:
20 aulas.
Metodologia
A atividade se um levantamento de conhecimentos e conceitos sobre os seguintes assuntos:
- O que significa liberdade?
- O que era lei do ventre livre?
- o brasileiro é um povo livre?
- É possível a ascensão social no Brasil ? De que maneira?
- Conformar-se com a situação de um país é uma atitude positiva ou negativa? Por que?
- O que vocês já conhecem sobre Machado de Assis, vida e obra?
- O que é um roteiro de filme?
Após o vídeo:
Discutir os seguintes assuntos:
- Quais as principais diferenças entre fases de Machado de Assis?
- A mudança de perspectiva representaria mesmo uma mudança de opinião em relação ao que o autor considerava certo ou errado em relação à sociedade?
- É possível dizer que a mudança do estilo de narrador, que na segunda fase passa representar a visão da elite escravagista brasileira é um sinal que ele aprovava esse modo de vida?
Após a discussão sobre o vídeo Machado de Assis: Um mestre na periferia, os alunos deverão assistir a uma pequena produção feita por estudantes baseada no conto A cartomante de Machado de Assis.
http://www.youtube.com/watch?v=6iJ2a4B-TKU
Em seguida, é feita uma sondagem de conhecimentos sobre como pode ser realizada uma produção de vídeo.
Solicita-se aos alunos uma pesquisa sobre como produzir um roteiro de produção de um filme.
Com os resultados das pesquisas, a sala elaborará um texto coletivo com a colaboração de um aluno que será o escriba da turma, ou mesmo através do uso de ferramenta colaborativa, como a wiki, no site http://wikispaces.com
Os alunos, separados em grupos, deverão ler a contos de Machado de Assis e elaborar um roteiro utilizando o software
Após a elaboração do roteiro, os grupos deverão realizar as filmagens e a edição dos filmes que serão publicados no YouTube a ficarão também disponíveis no blog da escola.
Produção
Os filmes que forem produzidos serão disponibilizados no blog da escola e em uma mostra na própria escola, com a participação de alunos de outras séries e de pais.
Avaliação
O professor e os alunos avaliarão o projeto em dois momentos:
- Após a produção do roteiro
- Após a conclusão do filme
Serão levados em conta os seguintes quesitos:
- Criatividade
- Conformidade com o enredo do conto
- Elaboração de roteiro
- Edição
- Produto final
http://www.usp.br/nce/midiasnaeducacao/
http://www.mindmeister.com/54815129/machado-de-assis-videoclips
https://docs.google.com/fileview?id=0B2tnaFqggGqpNDNjMTkzZjUtOTUyYy00NWJhLThkYmEtODFkNTM1NTgxYWU0&hl=en&authkey=CJmciOQN
Nenhum comentário:
Postar um comentário