sábado, 20 de março de 2010

PROJETO DE LEITURA - O CÃO DOS BASKERVILLE


E.E.LEONICE DE AQUINO OLIVEIRA

PROJETO DE LEITURA
PROFª DEBORAH ADRIANA TONINI MARTINI CESAR
  

PROJETO O CÃO DOS BASKERVILLE de SIR ARTHUR CONAN DOYLE
Por profª Deborah Adriana Tonini Martini Cesar

AULAS 1 A 3

DIVIDIR A SALA EM GRUPOS E PASSAR UMA ATIVIDADE PARA CADA GRUPO QUE DEVERÁ EXPLICAR PARA O RESTANTE DA SALA EM FORMA DE SEMINÁRIO:

O     Grupo 1- Deverá, com a ajuda do professor fazer um levantamento das características do gênero textual em questão, a saber,romance policial e de mistério.
O     Grupo 2- Deverá fazer um levantamento das histórias do gênero policial que já leram, de preferência escolhendo um deles para fazer uma breve exposição ao restante da sala. Que filmes ou seriados policiais ou de mistério assistiram? Gostam de Arquivo X, CSI?
O     Grupo 3- Através do título e da ilustração da capa da obra, deverão tentar deduzir seu conteúdo.
O     Grupo 4- Deverá observar os hipertextos (notas de página que, apesar de pertencerem à obra, ajudam a explica-la) que o livro contém, destacando os que acharam mais interessantes e relevantes para a compreensão da história.
O     Grupos 5 ao 7- Deverão comparar diferentes versões com o texto apresentado no livro PNLD. Deverão também fazer uma breve pesquisa sobre o que é uma adaptação.

AULAS 4 A 6

I      Fazer leitura compartilhada dos capítulos 1 e 2
I      Reconstruir a história oralmente após a leitura de forma coletiva;
I      Caso a turma não conseguir recontar fielmente a história, utilizar a trama para a reconstrução;
I      Traçar em grupos o perfil psicológico e físico de Sherlock Holmes;
I      Em círculo os alunos deverão lançar hipóteses sobre a continuação da história;
I      Em duplas, reescrever a história até o ponto em que chegaram.

AULAS 7 E 8

Iniciar a aula com a dinâmica “Desvendando o Crime”, que funciona da seguinte maneira: Dois alunos, que serão os detetives, deverão sair da sala, informados de que o restante da sala criará uma história de crime e mistério, a qual deverá ser desvendada por eles através de perguntas. Eles deverão obter o maior número possível de pistas como: onde aconteceu o crime; a que horas aconteceu; quem foi a vítima; Qual era o sexo e a idade do  criminoso; a que horas aconteceu o crime;qual foi a arma usada no delito; se houve morte,qual foi o motivo, o que aconteceu no final, etc. No entanto, os detetives só obterão as respostas SIM ou NÃO para as perguntas que fizerem e as pistas obtidas deverão ser escritas na lousa.
A graça dessa dinâmica está justamente no fato de que o grupo que ficar na sala não estará, na verdade, criando história alguma, mas suas respostas estarão vinculadas ao seguinte mecanismo: Toda vez que a pergunta terminar com uma CONSOANTE, a  resposta será NÃO,e toda vez que terminar com uma vogal, será SIM.
Exemplo:
_O crime aconteceu na praça?
_ SIM!!!
_ Foi ontem?
_ Não!!!
_ A vítima foi um velho?
_ SIM!!!
_ Foi à noite?
_ SIM!!
_ Acertei na mosca. Estou ficando bom nisso!
_ O criminoso era um homem?
_ NÃO !!!
_ Era uma mulher?
_ NÃO!!!
_ Xi!!! Então foi uma criança?
_ SIM!!!!
_ Que horror!!! Era aluno desta escola?
E assim continua o trabalho dos detetives, até que completem todos os requisitos de sua investigação dando-a por encerrada, chegando inclusive a nomes e detalhes. Já com os dados anotados na lousa, parabeniza-se primeiramente os detetives por sua grande facilidade de lançar hipóteses e a seguir explica-se a dinâmica para eles. Em seguida, a sala dividida em grupos 5 ou 6 componentes reconstruirá a história inventada coletivamente por escrito, usando todos os dados possíveis.Um dos grupos montados será sorteado para sair da sala para ensaiar uma reconstituição do crime. Os detetives descansam nessa etapa e depois escolherão a melhor renarração do crime desvendado e verificarão a fidelidade da reconstituição encenada.



 AULAS 9 E 10
Faz-se uma leitura responsiva, ou seja, o professor lê uma parte e abandona o turno, que deverá ser tomado por outro aluno que lerá um outro trecho. O professor retoma o turno e o deixa para que outro aluno continue. Segue-se a dinâmica durante a leitura dos capítulos de 3 a 5.
Pede-se aos alunos que lancem hipóteses para desvendar os seguintes fatos:
'         Por que Sr. Stapleton ficou tão furioso quando viu sir Henry corteja-la (paquerar)?
'         Quem é o homem que aparece segurando uma vela em meio à charneca? E quem é o homem que surge sobre o penhasco?

Pedir aos alunos que, renarrem a história oferecendo-lhes previamente a trama da história que deverá ser entregue antes da leitura do conto, a saber: a seqüência foi completada para facilitar o que se pede.
Resumo capítulos 3 ao 5
No dia marcado, sir Henry Baskerville,dr Mortimer e Dr. Watson.... partiram para Devonshire  rumo à mansão dos Baskerville.
À medida em que avançavam a estrada..... se tornava mais e mais deserta.
Enfim chegaram à...Mansão dos Baskerville.
Vieram receber-lhes....Sr e Sra Barrymoore, os mordomos da mansão que lhes acomodou devidamente.
Durante a noite, Dr. Watson ouviu...o choro de uma mulher
Sr. Stapleton convida Sir Henry a passear pela charneca e ir....até sua casa para conhecer sua irmã.
No caminho...Sir Henry vê um pônei desaparecer no atoleiro de Grimpen Mire e ouve um longo gemido que ecoou pela charneca que, segundo os camponeses era o Cão dos Baskerville chamando sua presa.

Chegando na casa de Sr. Stapleton, conversam sobre...a lenda dos Baskerville
Dr. Watson  envia.....relatório a Mr. Sherlock Holmes
Ele havia visto sir Henry cortejar a irmã de Sr. Stapleton, mas...ela o repeliu e seu irmão agiu estranhamente
Dr. Watson também descobriu que havia um homem...segurando uma vela em meio à charneca.
Ele era ... o criminoso Selden, irmão da sra. Barrymoore
A mulher que chorava era... Sra. Barrymore
Percebendo que era um sinal, Dr Watson...partiu juntamente com Sir Henry em seu encalço.
Quando estavam na charneca, Sir Henry e Dr. Watson encontraram...um homem de rosto bestial que fugiu deles rapidamente.
Além do estranho homem, viram sobre o penhasco... a silhueta de outro homem, porém mais alto do que Selden.
Conversando com o mordomo Barrymore, Dr Watson fica sabendo que o tio de Henry Baskerville antes de ir rumo ao portão da charneca antes de sua morte havia recebido... uma carta de uma mulher com quem iria encontrar-se.

Depois de preenchidas as informações em duplas, são comparadas as respostas.


Aulas de 10 a 12


Retomar as hipóteses lançadas sobre as perguntas feitas anteriormente.
Leitura compartilhada dos capítulos 6 ao 9. Pequenas pausas devem ser feitas para confirmar  ou descartar as hipóteses feitas pelos alunos. Durante a leitura os alunos deverão ir anotando os pontos mais relevantes da história Após a leitura renarrar oralmente os capítulos lidos por toda a sala, executar as seguintes avaliações:
Em duplas:Um resumo do livro usando, no máximo uma página, baseando-se nas anotações feitas durante todo o processo de leitura.
Individual:Uma avaliação da obra e dos procedimentos didáticos empregados para organizar a leitura, utilizando o formulário abaixo.


AVALIAÇÃO DO PROJETO DE LEITURA SOBRE O LIVRO O CÃO DOS BASKERVILLE


QUANTO AO LIVRO:
MATERIAL: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
ILUSTRAÇÕES: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
LETRAS: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
HISTÓRIA: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
JUSTIFIQUE OS PONTOS QUE VOCÊ CONSIDEROU REGULAR OU FRACO:




QUANTO AOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
ATIVIDADES EM GRUPO: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
RENARRAÇÃO DA HISTÓRIA FEITA ORALMENTE: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
RENARRAÇÃO FEITA POR ESCRITO: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
REESCRITA DE CAPÍTULOS A PARTIR DA TRAMA: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
DINÂMICA “DESVENDANDO O CRIME”: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
PROPOSTA PARA DESVENDAR O QUE ACONTECERIA NAS PRÓXIMAS LEITURAS. (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
RECONSTITUIÇÃO DO CRIME: (  )ÓTIMO  (  ) BOM  (  ) REGULAR (  ) FRACO
JUSTIFIQUE OS PONTOS QUE VOCÊ CONSIDEROU REGULAR OU FRACO:




SE EU FOSSE PROFESSOR EU MUDARIA NO PROJETO:



DURANTE O PROJETO EU APRENDI OU APERFEIÇOEI:



FIQUEI MAIS INTERESSADO EM LER NARRATIVAS POLICIAIS E DE MISTÉRIO?
(  ) SIM   (  ) NÃO
GOSTARIA DE ASSISTIR UM FILME SOBRE SHERLOCK HOLMES?
(  ) SIM   (  ) NÃO
COMO VOCÊ AVALIA SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO:
(  ) ÓTIMA  (  ) BOA  (  ) REGULAR (  )FRACA

Projeto desenvolvido e aplicado em 2005

Nenhum comentário: