sábado, 20 de março de 2010

PROJETO TCHAU




Professora Deborah Adriana Tonini Martini Cesar

PÚBLICO-ALVO

5ª e 6ª do Ensino Fundamental

MATERIAL
I                                Conto Tchau de Lygia Bojunga
I                                Música: Eu Sei que Vou te Amar de Vinícius de Moraes
I                                Conto: O Amor Acaba de Paulo Mendes Campos
I                                Soneto

ANTES DA LEITURA
Ouvir a música e iniciar um diálogo partindo da seguinte questão: O amor pode ser eterno?

LEITURA
Soneto de Fidelidade de Vinícius de Moraes

QUESTIONAMENTO
I                                Que idéia o autor tem em relação ao conceito de eternidade do amor?
I                                Você concorda com ele?

LEITURA
Ler o conto o amor acaba de Paulo Mendes Campos

QUESTIONAMENTO
I                                É assim tão fácil de o amor acabar?
I                                Ler o texto bíblico em Coríntios 13:4 ao 8a sobre o amor
I                                Com base nesse texto reflita: Se o relacionamento acabou, era amor verdadeiro?


Peculiaridades quanto à leitura do conto Tchau

            O conto Tchau tem o poder de mover os sentimentos, causar reações. Todas as vezes que li Tchau, de Lygia Bojunga para os meus alunos , li-o por inteiro, sem tecer comentários durante a leitura, nem para esclarecimento de vocabulário mesmo porque a linguagem é bastante coloquial. Os alunos ficaram muito quietos, atentos ao desenrolar da narrativa. Evitei criar muitas antecipações para não dissolver o impacto final, embora o título já diga tudo.

            Essa leitura sem interrupções, favoreceu a concentração e em decorrência, o fluir das emoções. Era exatamente o que eu desejava, para poder trabalhar bem as emoções.
Alguns fatos chamaram minha atenção. Na 5ª série, ao final do conto, um aluno chorou, dizendo que era muito triste aquela situação. Os outros, comovidos, escondiam a vermelhidão dos olhos e disfarçavam o embargo na voz. Nessa mesma classe uma menina disse que sua mãe havia abandonado a família, no entanto, seu pai tem sido competente a tarefa de cuidar dos filhos. A menina, realmente, além de ser ótima aluna, anda sempre bem cuidada e arrumada.

            Na 6ª série, quando eu lia a parte em que o pai discute com a mãe dizendo-lhe que escolhesse com quem desejava ficar, com os filhos ou com o amante, uma garota quebra o silêncio da sala declarando em alta voz que se fosse lê, ficaria com os filhos e jamais os abandonaria. Essa jovenzinha, bastante esperta, certamente já havia antecipado o fim triste e falava tanto que parecia querer interromper a trajetória do conto. Os colegas, impacientes, lhe disseram que ficasse quieta pois queriam ouvir  o restante da história. Quando eu terminei de contar, ela veio secretamente me confidenciar que havia acontecido algo semelhante em sua casa, só que foi o pai que tentara abandonar a família, mas no final, deu tudo certo.

            Após a leitura, comentamos as questões propostas pelo conferencista a respeito do conto, propostas na VC:

  • Características especulares do conto: sentimentos opostos: a alegria da mãe em face ao novo relacionamento em contraposição à tristeza sentida pelo restante da família. As figuras fortes da mãe e da filha se contrapõem e interagem como se estivessem diante de um espelho. Pedi aos alunos que encontrassem no texto ou procurassem se lembrar dessas cenas. Ex.: A mãe puxa a mala e a filha também puxa. A inversão dos papéis. A filha assume o papel dos pais, aconselhando-os e protegendo-os.
  • Também observamos a frustração que é marcada até no nome dos filhos. Rebeca significa “a que une”, mas ela não consegue manter o casamento dos pais. Donatello “presentinho”, o filho menor, é abandonado. Um presente desprezado.
  • Por que só aparecem os nomes dos filhos? Os alunos acharam que como a perspectiva é a de rebeca, predominantemente, justifica-se porque geralmente, os filhos não chamam seus pais pelos nomes.
  • Pedi para que identificassem as marcações de espaço, tanto no conto Tchau, como no  conto O Amor Acaba e os acharam em abundância;
  • As marcações de tempo também foram identificadas nos dois contos.
  • Observamos a linguagem coloquial e os recursos gráficos como o uso de reticências, com freqüência indicando a suspensão do pensamento ou a fala entrecortada pelo cansaço e a emoção, bem como o uso das onomatopéias enriquecendo muito o texto.

O interessante foi que os alunos, talvez por terem prestado muita atenção à história, identificaram muito facilmente os aspectos abordados, exemplificando e argumentando com grande propriedade. Posso dizer que, até o momento, esse foi o projeto mais proveitoso ao meu ver, no sentido de obter uma participação maciça dos alunos.

Como atividade final desenvolvemos um novo final para a história, podendo ele ser feliz ou triste, conforme desejasse o aluno.




Soneto de Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes


           Eu sei que vou te amar



Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em  cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente...eu sei que vou te amar,
E  cada verso meu será
Pra te dizer, que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida  ...




 


Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou...

 



 


Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida...

 




 

Autor: Vinicius de Morais (texto)
Tom Jobim (melodia)

Nenhum comentário: