sábado, 4 de julho de 2009

Novo curso na UFSCar:A diversidade na escola: Refletindo sobre práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula



A diversidade na escola: Refletindo sobre práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula

Objetivo geral:Estimular processos de autonomia e emancipação do professor (a) através de atitudes de reflexão sobre sua ação pedagógica para que ele(a) possa ser capaz de buscar recursos teóricos e práticos ante aos desafios encontrados em sua atuação junto aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.


Objetivos específicos:Espera-se que ao final do curso o(a) participante seja capaz de:
discutir e refletir juntamente como os outros professores participantes estratégias de ensino e aprendizagem que favoreçam a Inclusão Escolar;
refletir sobre a política da Educação Inclusiva no contexto da escola brasileira;
construir formas de trabalho pedagógico que levem em conta práticas de colaboração entre os(as) professores(as)- participantes do curso e professora elaboradora deste, partilhando conhecimentos e experiências;
refletir sobre a sua atuação pedagógica em sala de aula a partir das discussões em grupo e na leitura dos materiais disponíveis, visando desenvolver atitudes que favoreçam a inclusão escolar; Público-alvo:Professores em exercício atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série/1º ao 5º ano).Características:este curso será inteiramente virtual e à distância via internet, a ser desenvolvido na plataforma moodle.Carga-horária: 100 horas.Período de realização: junho a outubro de 2009.Responsável: Profª Ms. Ione Arsenio da SilvaSupervisão: Profª. Drª. Aline Maria de Medeiros Rodrigues RealiNúmero de vagas: até trinta (30).Critérios de seleção:Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas serão considerado os seguintes critérios para seleção dos(as) cursistas.


Tempo de experiência docente
Serão considerados primeiramente os(as) professores(as) com menor tempo de exercício do magistério no Ensino Fundamental.


Exercer função de suporte pedagógico (ex. coordenação pedagógica) além da docência.


Os inscritos selecionados para este curso serão comunicados por e-mail. Posteriormente para a efetivação da matrícula os professores selecionados deverão enviar por correio e devidamente preenchidos o termo de compromisso e o consentimento informado até 03 de agosto de 2009 (data de postagem).Os participantes deste curso que integralizarem todas as atividades receberão um certificado emitido pela UFSCar.

Um comentário:

Maria Pospi disse...

Bacana seu blog sobre educação, coloquei um link no meu. abraços!
http://umnovolhar-mariah.blogspot.com/